10 Mitos sobre a incompatibilidade dos navegadores

10 Mitos da incompatibilidade nos navegadores

 

MITO 1 – HTML e CSS é feito para fazer sites e não sistemas.

Resposta: Então você nunca usou o Hotmail, Gmail, adWords, adSense na vida, você nunca usou itaú bankline, Bradesco on-line e por ai vai. o HTML e CSS é poli valente, funciona para tudo.

MITO 2 – Tenho que fazer vários ifs e elses para suportar N navegadores

Resposta: Não há necessidade, já que existem N frameworks no mercado que fazem a manipulação perfeita entre engines de navegadores, grande parte dos navegadores usam webkit/gecko e o único a usar um engine diferente é o IE com seu msie, porém na última versão 8, já vem com suporte a padrões web.

Frameworks que podem te ajudar a quebrar esse mito: JQueryMooTools, EXT JsScript.aculo.usProtoType.

Ou seja, alternativas é o que não falta para esse mito, já que todos peleijam em achar que irá voltar a época das cavernas por manipular DOM de cada engine de navegador.

MITO 3 – HTML5 é incompatível com navegadores

Respota: Desde quando HTML é incompatível com navegadores? HTML5 nada mais é que uma nova versão do HTML, existem alguns recursos como WebGL, Canvas, Audio, Video, codecs de audio e video que são específicos de cada navegador, que ao total 93% de todos os recursos que você vai usar em um único projeto é compatível com todos os navegadores.

Caso você ainda tenha problemas em achar que o HTML5 pode não rodar perfeitamente no IE7,8 você pode usar bibliotecas já prontas para isso. Uma delas inclusive é amplamente utilizada, a Modernizr.

MITO 4 – Não posso usar MVC em uma aplicação web feita em Javascript e HTML

Resposta : Mito detonado, no bom estilo caçadores de mitos, desde que javascript é javascript, e tudo é Objeto. Então eu manipulo qualquer objeto aplicando qualquer padrão existente, Aconselho você usar esse slides para te influenciar a pensar diferente.

MITO 5 – Não consigo criar interfaces com facilidade como no Flex

Resposta: É por que você não conhece o JQuery UIYUIPrototype UIUKIMochaUILivepipe UIAlloy UI  e GWT. Ou seja, alternativas para você criar interfaces não faltam.

MITO 6 – Aplicações Web feitas em HTML 5 e CSS3 não são cross-plataforma.

Resposta: Navegadores hoje são cross-plataformas, rodam no Linux, MAC, Windows, ios, Android e Windows Phone. Se sua aplicação fica na caixinha de areia do navegador então ela também será cross-plataforma, não tendo a necessidade absoluta de portar seu aplicativo para diferentes plataformas. Assim como no Flash Player ser cross-plataforma, é por que ele tira proveito dos navegadores.

MITO 7 – Aplicações feitas em HTML5 e CSS3 são lentas

Resposta: Uma vez que sua aplicação pronta, ela trafega muito mais rápido para o navegador do usuário do que seu SWF, já que não é compilável, é apenas lida.
O Flex compila o que você escreve em um SWF, esse SWF é binário, como uma imagem em JPEG ou PNG é. A diferença é que uma vez baixado ele se torna mais rápido por que não é interpretado. Já com HTML, CSS e JS ele é interpretado sempre que você manipula.

A grande vantagem está no tráfego de dados e na re-utilização do sistema, á que por padrão ele tem cache ativo. roda muito mais macio no navegador e não depende de plug-in.

MITO 8 – Em aplicações Web eu não consigo fazer Sockets, usar o AMF

Resposta: Você consegue sim, WebSockets são novidade, são feitos em js, veja o Node.JS. E AMF conheça o AMFJs.

MITO 9 – As IDE atuais são péssimas, produtividade ZERO

Resposta: Mito detonado também, existem N IDEs excelentes uma delas é as IDEs feitas pela JetBrains, compatíveis com os padrões do mercado e cheia de recursos, outras tão boas são para o Eclipse como o Aptana. E claro o Dreamweaver CS5.

MITO 10 – Meus aplicativos são re-escritos sempre que for criar uma versão mobile deles.

Resposta: Existem 2 posibilidades de você usar HTML, CSS e JS em aplicações Móveis, uma é usar os Media-Queries de CSS, fazendo o layout de suas aplicações responsivas. Ou criando um aplicativo específico para Mobile usando o mesmo HTML 5 e CSS3 feito para versão Web/Desktop.

 

Retirado do blog do Igor Costa

Anúncios

Uma resposta para “10 Mitos sobre a incompatibilidade dos navegadores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s